Páginas

5.4.10

89. vladimir kokol

esta foi tirada do blog do felipeta, que tem feito ótimos posts sobre todos os filmes do herzog. o último foi sobre um documentário chamado, em português, "terra do silêncio e da escuridão", sobre pessoas cegas e surdas.
ele chama atenção para o caso, segundo ele o mais foda de todo o documentário, de um guri chamado vladimir kokol, com 22 anos de idade, nascido cego, surdo e com síndrome de down. tudo isso desde o nascimento. me lembrou de cara o kaspar hauser. a mesma temática: a cultura X a natureza (que, aliás, aparece em todos os filmes do herzog que eu já vi). o que faz de um humano um humano? e o que um ser humano é capaz de fazer em relação a coisas que lhe ultrapassam? este vídeo precisa ser assistido, sério.
o cara bate na própria cara, atira com força uma bola vermelha na própria cara, faz barulhos aparentemente sem sentido com a boca. ele já tem uma dificuldade cognitiva derivada da síndrome de down. e, ainda por cima, é cego e surdo.



esse caso do vladimir kokol é ótimo pra pensar isso. o cara é cego, surdo e tem síndrome de down. o mundo dele, desde o nascimento, é apenas o interior de sua própria cabeça e alguns toques casuais em pessoas ou objetos. ele nunca viu luz, nunca ouviu a voz de uma pessoa. ele não adquiriu linguagem.
pra pessoas como nós, que enxergam, ouvem, se movimentam e aprenderam coisas, é quase impossível pensar a comunicação entre as pessoas sem alguma forma de linguagem. mas como adquirir a tal linguagem em tais condições?
pior: como o vladimir interpreta seus próprios sentimentos? é necessário interpretá-los? em que medida razão e cultura caminham juntas? não tem como não lembrar do kaspar hauser:



um vídeo como esses aí acima a minha vizinha podia assistir de vez em quando. quem sabe um pensamento se esboçaria na sua mente, antes que ela pudesse colocar uma música muito ruim, muito alto.
vladimir kokol, meu...

Nenhum comentário: