Páginas

1.4.10

83. pechinchas

sempre tive uma adoração kitsch pelo kitsch.
lembro da vez em que eu, os velhinhos e o joão fomos a cambará - onde minha mãe viveu toda sua infância - e paramos num restaurante que parecia ser parte da própria casa das pessoas. tinha de tudo que tu puder imaginar pendurado pelas paredes: panos de pratos variados (em geral bordados e pintados por alguém dali mesmo), panelas, flores de plástico poeirentas, cabeças de bonecas e de bichos de plástico, coisas de plástico em geral, coloridas e penduradas. teias de aranha também, of course.
mais ou menos como nessa foto de joão urban, só que com MÓITO mais coisas:


todo o restaurante era assim.
a casa da minha vó era assim, e a do meu tio nelson, lá de cambará, idem. minha mãe curte também esse monte de penduricalhos. não sei se vou tãããão longe nas minhas concepções estéticas, mas igualmente gosto de certo tipo de objetos ou composição que passa por essa linha "interior do brasil". incluí, contudo, outros elementos. o quadro do maradona na cozinha é um pouco isso, mas é um "isso" já com os tais outros elementos, eu acho.
enfim, não vem ao caso agora, de todo modo. o foco deste post é que descobri, como já havia anunciado, alguns blogs bem interessantesinhos, cujo assunto principal é a reflexão sobre decoração construída por meio de pechinchas.
selecionei os dois melhores, na minha opinião.
o primeiro trata da busca por objetos de um e 99 ou assemelhados que possam garantir uma decoração divertida e afinada com os donos da casa. valoriza os excessos a la almodóvar e relíquias feitas de plástico, privilegiando as flores e os potinhos. também tem um quê de buscar objetos antiguinhos, ou que te capturem pela memória de bons momentos vividos, como estas xicarazinhas e travessas, iguaizinhas (estas últimas) às que minha mãe usava. na verdade, olhando bem, a da minha mãe não aparece nesta foto, não.

achei lindo e tem a vantagem de a moça escrever bastante bem.
o segundo trata de decoração de uma forma mais geral, mas priorizando aquilo que de fato pode ser tentado na sua casa. em muitos casos, quando o objetivo é esse, a pessoa apresenta banquetas feitas de garrafa pet ou outras tentativas de reutilização do lixo. não é o caso aqui. a moça também escreve muito bem e se interessa por mais uma série de assuntos bacanas, apresentando-os todos associados ao tema principal do blog. há uma tendência maior do que o primeiro a  propor reflexões sobre estilos de decoracão e suas respectivas matrizes, devidamente historicizadas. não vejo isso como um problema, ao contrário, acho que dá consistência ao blog. entretanto, as fotos são normalmente reapropriadas da internet, em vez de, como no caso do primeiro, serem em sua maioria fotos das bugigangas adquiridas pelas lojinhas. eventualmente aparecem fotinhos como esta:



me inspirei e adquiri bugiganguinhas lindas na feira de antiguidades do mercado público e no bazar londres (obviamente). outra hora mostro aqui. não sei bem como comecei no kitsch e vim parar aqui, passando pela casa da minha vó e pelo restaurante de cambará, mas ok. curto uma ilusão biográfica de vez em quando.

Nenhum comentário: