Páginas

11.3.06

5. restrições

comecei a restringir minha lista de nomes a pesquisar. está sendo difícil, mas com uma dificuldade diferente da que eu imaginava. não é difícil por ser chato olhar o fichamento de cada ata em busca de quem efetivamente comparecia nas reuniões. essa parte é a mais automática e a mais simples.
o complicado é uma parte que também é de certa forma divertida, por ser um trabalho quase de detetive. é descobrir quem é quem quando as atas não são claras.
eu explico: às vezes aparece ali só o sobrenome, digamos, carvalho. aí eu vou lá na minha planílha e marco um xis no carvalho, que compareceu a uma reunião do partenon. aí, no dia seguinte, aparece o crescentino de carvalho na reunião. tá e aí? é o mesmo carvalho da reunião anterior, ou não?
pra ter certeza desse tipo de coisa eu tenho feito malabarismos e, algumas vezes, não dá nunca pra descobrir. o pior é q eu acho necessário saber quem comparecia na maior parte as reuniões do grupo pra poder determinar quem continua na pesquisa. só permanece quem participa. se o cara é sócio e nunca pintou numa reuniãozinha sequer, então ele não pensava muito a respeito do partenon, não tomava muitas decisões e, portanto, não era o partenon. não fazia o partenon.
outro ponto de dificuldade é estipular uma quantidade de participações em reuniões que eu considere relevante pra que o sujeito passe a ser considerado importante pra associação. quer dizer, eu não pretendo encontrar um número exato de reuniões a q eles devem ter ido pra q signifique q eles eram pessoas participantes das decisões do grupo. não é isso. mas, em geral, nas atas as informações q eu tenho são pouco informativas... são só nomes mesmo...
então se o landell foi a duas reuniões e depois desapareceu, será q ele era significativo pro grupo? será q ele pode ser considerado qdo eu estiver montando o perfil sociológico do grupo? ele pode ter ido só pra ver como é q era, sei lá. daí viu q era meio chato, não era muito a praia dele e nunca mais foi. ou então o landell se mudou pro interior do estado, ou foi pro rio de janeiro estudar e não pôde mais ir às reuniões - no entanto ele seguia trocando correspondências com o apolinário e de vez em quando mandava uns livros e jornais do rio pro pessoalzinho de porto alegre. nesse caso, eu acho q ele era parte do partenon literário sim. no caso anterior eu acho q não.
tem alguns casos q são inquestionáveis, tipo o apolinário porto alegre. ia a todas as reuniões, foi presidente, batalhava pelo grupo. o partenon literário era parte da vida dele. era um projeto pessoal do cara, eu penso.
outro caso: caldre e fião. nas poucas atas q restaram ele pouco aparece. ele quase não ia a reuniões e tal. no entanto o caldre e fião era uma figura importante dentro do grupo pq eu sei q ele até doou uns terrenos pra construir a sede. e eu sei q a sede foi meio q idéia dele. e eu sei q ele tinha várias idéias - deixava a gurizada tocar as coisas pra frente, mas pensava muito em como ajudá-los, orientava. pelo menos é q parece.
agora, vamos supor q tem um zé mané q pouco aparece nas atas. foi a uma meia dúzia de reuniões, sem muita continuidade. de vez em quando ele aparecia. eu posso não saber pq não tem fontes, mas de repente esse zé mané era um cara q, embora não estivesse nas reuniões, costumava encontrar os irmãos porto alegre no teatro são pedro. e, nesses encontros, após algum espetáculo, o cara dava dicas, perguntava pelo grupo, dava livros, ajudava da forma q lhe fosse possível. enfim, pode ser q o cara se importasse e participasse da construção da sociedade mesmo sem ir às reuniões. só q isso eu nunca vou saber.
essa parte, pra mim, é a mais difícil. como definir quem entra e quem sai da pesquisa? às vezes eu penso q só vou conseguir resolver esse dilema na hora de escrever a dissertação. pq vai ser nesse momento q eu vou poder deixar bem claro até q ponto eu consegui chegar, o q as fontes diziam e o q elas não deixavam claro. eu vou poder ser meio natalie davis (até parece!) e dizer: olha, até pode ser q tenha outros fulanos tão importantes qto esses q eu peguei. mas isso, hj em dia, é impossível de saber. o meu perfil do grupo, portanto, é limitado e não é nem um pouco científico - no sentido q muita gente ainda entende a ciência. mas foi o perfil q deu pra conseguir.

2 comentários:

marquito! disse...

cássia,
eu acho que vou ter que fazer algumas modificações na minha pesquisa.
acho que será preciso escolher alguns grupos e indivíduos específicos.
digo isso porque, depois que comecei a preencher as tabelas, eu comecei a perceber que a rede de relações entre os blocos é muuuuuuito "enredada", fica difícil esmiuçar essa rede quando todo e qualquer bloco que aparece nos documentos faz parte dela.
de qualquer modo, a gente sabe que sempre tem que fazer escolhas. mesmo que algum bloco ou indivíduo importante acabe ficando de fora, nunca dá pra incluir todo mundo.
o meu problema agora é parecido com o teu: definir critérios para seleção...
ah! eu to gostando muito de preencher tabelas!!!!!!!

c. disse...

preencher tabelas é o mais afudê.