Páginas

30.6.06

15. o parthenon litterario

eu hoje me dei conta definitivamente de que essa pesquisa estava esperando por mim. ninguém fez nenhuma pesquisa histórica exclusivamente sobre o partenon até hoje porque essa era minha.
eu queria que o partenon literário tivesse dado certo. mas dado certo mesmo, queria que eles tivessem realmente feito o q pretendiam. algumas das coisas, pelo menos. eu queria ver o que ia ser porto alegre hoje. seria uma cidade melhor? seria uma cidade pior? seria a piada do brasil (mais)?
eu estou completamente ENVOLVIDA por esses caras. chorei quando li sobre a morte do apolinário. eu nem sei como escrever sobre isso, mas como não consigo pensar em outra coisa, eu preciso escrever sobre isso.
certo, eu vou direto ao assunto então: eles queriam construir um bairro grego na zona rural de porto alegre. na zona rural de porto alegre do SÉCULO XIX. em primeiro lugar, era no SÉCULO XIX. em segundo lugar, era em PORTO ALEGRE. e em terceiro lugar era na ZONA RURAL. ou seja: era no meio do mato. era um lugar PERIGOSO. era LONGE. e eles queriam construir, ali, um bairro, com casas e tudo, lotear um grande espaço de terra e vender casas pras pessoas habitarem esse lugar. até aí tudo bem, eu acho.
mas eles queriam q a arquitetura fosse GREGA, com aquelas colunas, com tudo o q tem direito. e haveria um grande TEMPLO DE MINERVA onde as pessoas poderiam ir para receberem as luzes da ciência e das artes. teria uma vasta biblioteca, com volumes de história, literatura e filosofia. teria JARDINS PERFUMADOS, seria um lugar ILUMINADO, com árvores frondosas, ar puro, para as pessoas passearem, conversando.
mas isso era EM PORTO ALEGRE NO SÉCULO XIX!!! eu NÃO ACEITO!!!
eles obviamente deliravam. eles acreditaram q esse empreendimento seria viável, q daria certo. acreditaram tanto q convidaram as autoridades (o presidente da província e o bispo, as duas autoridades) e fizeram o lançamento da PEDRA FUNDAMENTAL do TEMPLO. alguns meses depois estavam falidos, nada foi construído e tiveram q vender a tal da pedra pra pagar as dívidas. mas eles perderam tempo e dinheiro fazendo e sonhando com esse bairro grego no meio do mato. meu deus, quem eram esses caras?!
é quase tão delirante quanto a ópera no meio da floresta amazônica.

Nenhum comentário: